A versão
3.1.8.1 trouxe novas propriedades para verificação de valores sendo liberados em relação aos valores orçados. Conheçamos seu funcionamento:
Por meio do menu Acessórios você tem acesso às Configurações da Aplicação. Siga para a Aba Propriedades da Aplicação. A última opção desta aba permite que você defina como será o controle dos valores de produção a serem Liberados em "Liberações e Conferências".
A tela abaixo traz as 3 opções de verificação e a explicação será dada de acordo com o número dado a cada uma das opções.
1- Ao optar por selecionar o número 1 o sistema não fará a verificação de valor orçado em relação ao valor sendo liberado e/ou já executado. Vale lembrar que, ainda assim, você dispõe de todo este comparativo (orçado, realizado e valor a liberar) quando for liberar um item em "Liberações e Conferências", certo?
Neste caso, a liberação ou não fica por conta do usuário que tiver esta permissão para liberar os itens em questão.
2- Optando por marcar a segunda opção, será necessário ter uma permissão especial caso o item a ser liberado em "Liberações e Conferências" ultrapasse o valor Orçado do item.
Usando o nosso exemplo ali de cima: o usuário com simples permissão para liberar cachês não conseguiria liberar o cachê da Atriz, pois ele ultrapassa o valor orçado:
Você ainda pode combinar esta segunda opção de verificação com uma % de estouro permitida. Para isso basta indicar o percentual de tolerância no item 4. Ou seja, você aceita que ultrapasse até determinado percentual em relação ao valor orçado. Passando disso somente quem tiver permissão especial conseguirá liberar este ite para pagamento.
3 - Já o item 3 verifica o saldo total do grupo orçamentário em questão para permitir a liberação do item. Veja o meu exemplo:
No grupo orçamentário "Elenco" deste job eu tenho um total de R$ 8400,00 orçado.
Agora veja os valores que tenho a liberar para pagamento neste item orçamentário:
Eles totalizam R$ 14.280,00, muito superior ao valor orçado para Elenco. Neste caso, com uma senha sem permissão especial, eu consigo liberar somente um dos valores dos cachês. Ao tentar liberar o segundo valor:
Esta Terceira opção também pode ser combinada ao número 4 (percentual de tolerância no estouro).
4- Utilize este campo para indicar a tolerância de estouro no item ou grupo, de acordo com sua opção.
5- O item 5 verifica todas as situações acima cuidando para que o Total do Custo de Produção não possa ser ultrapassado. Neste caso, havendo ainda valores no grupo ou item, mas tendo sido alcançado o custo total de produção como um todo, o sistema informa:
Era tudo que você precisava, não era?
Simone Borges
OffiSys Sistemas